Acontece no Pontão

Dia 26 de julho – Dia Estadual do Jongo no Rio de Janeiro

por Elaine Monteiro

Ó Deus nos salve a Angoma, Puíta, Candongueiro, Tambu, Caxambu;

Senhora Sant’Ana, eu sou o Jongo!

Inauguração da Casa do Jongo na Serrinha

por Gabriela Moscardini e Matheus Bibiano

19/01/2016

“Bendito louvado seja (é o rosário de Maria).
Louvado seja (é o rosário de Maria).
Jongueiro, bendito louvado seja (é o rosário de Maria).
Ô Louvado seja (é o rosário de Maria)."

Quilombo Santa Rita do Bracuí inaugura terceira parte da exposição Passados Presentes

Por Gabriela Moscardini e Matheus Bibiano

26/11/2015

Em um sábado inteiro de festa foi comemorada a inauguração da exposição Passados Presentes no Quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis. Assim foi no dia 14 de novembro de 2015: indígenas, capoeiristas, quilombolas e jongueiros, juntos, celebraram mais uma conquista que marca a luta histórica de uma comunidade negra por reparação e pelo direito de contar a sua própria história. A memória da escravidão articula o passado ao presente e atualiza lutas da comunidade por garantia de direitos.

Passados Presentes: jongueiros se encontram em Pinheiral para manter forte a tradição do Jongo

Por Gabriela Moscardini

O que tem em Pinheiral? Pinheiral tem Jongo. E no final de semana que marcou o Dia Estadual do Jongo (26 de julho), a cidade só respirou esta forma de expressão  que, desde 2005, foi registrada como patrimônio imaterial brasileiro pelo Iphan. As comemorações começaram na sexta-feira, 24, e seguiram até o domingo, 26, data marcada para inauguração da exposição “Passados Presentes” (LABHOI/UFF) na cidade do Sul Fluminense, seguida da tradicional Festa de Santana, padroeira do Jongo de Pinheiral.

Um ano cheio de Axé!

A equipe do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu e as jongueiras e jongueiros do Sudeste desejam a tod@s um ótimo ano!

Axé!

PROEXT: Relatos do Pontão

O Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu se apresentou nessa quarta-feira, 18, no encontro “Políticas Públicas de Extensão Universitária – o PROEXT na UFF”. Com espaço reservado na mesa “Relatos de Experiências do PROEXT: O perfil da extensão na UFF”, o Pontão esteve representado pela coordenadora Elaine Monteiro e por Suellen Tavares, jovem liderança jongueira da Serrinha.

Fim de semana do Jongo no Rio de Janeiro

Neste ano, o Jongo teve o último final de semana de Julho de muitas comemorações: no dia 26, Pinheiral realizou a tradicional festa à Nossa Senhora de Santana, e dia 27, em Madureira, no Rio de Janeiro, os Jongos da Serrinha, do Quilombo Santa Rita do Bracuí e de Barra do Piraí se reuniram para celebrar a data com apresentação na Feira das Yábas.

Jovens lideranças jongueiras se encontram em Porciúncula para reunião

Porciúncula, noroeste fluminense, recebeu nos dias 18, 19 e 20 de julho uma Rede de Jovens pronta para um encontro que marcaria mudanças em seu pensamento crítico. A oitava Reunião de Articulação da Rede de Jovens Lideranças Jongueiras, segunda deste ano, foi organizada e estruturada para promover justamente essa ruptura: um encontro mais crítico e político, em que a juventude refletisse sobre ela mesma e sobre as lutas que trava.

Quilombo do Bracuí recebe alunos da UFF

31 de maio de 2014

Hoje, 31, e amanhã, 1 de junho, o Quilombo de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, região sul fluminense, recebe 60 alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) para uma visita. O encontro promove rodas de conversa com lideranças jongueiras, tratando de assuntos como o Quilombo e o trabalho de educação quilombola na Escola Municipal Aurea Pires da Gama.

Jongo de Pinheiral ganha dia municipal e tem tarde de comemoração

Quando se pergunta qual o principal atrativo de Pinheiral, a resposta é quase unânime: Pinheiral tem Jongo! E foi ao som dos tambores e na entoação dos pontos, que a Câmara Municipal de Pinheiral, cidade da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro, teve tarde de festa e emoções nesta segunda-feira, 7 de abril. O motivo não é pouco: Pinheiral é o primeiro município do Sudeste a dedicar um dia ao Jongo. Assim, foi instituído o dia 07 de abril como Dia Municipal do Jongo.