Jovens lideranças jongueiras se encontram em Porciúncula para reunião

por Gabriela Moscardini

Porciúncula, noroeste fluminense, recebeu nos dias 18, 19 e 20 de julho uma Rede de Jovens pronta para um encontro que marcaria mudanças em seu pensamento crítico. A oitava Reunião de Articulação da Rede de Jovens Lideranças Jongueiras, segunda deste ano, foi organizada e estruturada para promover justamente essa ruptura: um encontro mais crítico e político, em que a juventude refletisse sobre ela mesma e sobre as lutas que trava.

A viagem longa para a maioria dos mais de 20 jovens presentes não desmotivou o início do encontro, que começou na noite de sexta, depois da chegada e acomodação de todos.  Mesmo com alguns problemas técnicos, a exibição de parte do documentário “Milton Santos – Por Uma Outra Globalização” (Silvio Tendler, Brasil, 2006, 89 min) – disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UJd5YKhR9gE -, trouxe o debate acerca da globalização, da juventude negra e de suas representações e participações nas mídias. Depois, para comemorar o reencontro dos jovens após a última reunião que aconteceu há três meses em Pinheiral, RJ, (link), uma roda de Jongo foi aberta na praça principal de Porciúncula, com a presença do Mestre Joaquim Ramos e de figuras públicas da cidade.


Roda de Jongo na praça municipal de Porcúncula no primeiro dia de encontro. Acima, os jovens
assistem ao documentário sobre o intelectual negro Milton Santos.


No sábado de manhã as jovens lideranças trouxeram os informes de suas comunidades. Foram comentados os acontecimentos das comunidades de São José do Campos (SP), Serrinha (RJ), Quilombro do Bracuí (RJ), Campinas (SP), Pinheiral (RJ), Porciúncula (RJ), Miracema (RJ) e Carangola (MG). Boas notícias foram dadas e alguns problemas foram expostos. Udson, de Miracema, e Wellington, de Carangola, apresentaram os entraves que vem enfrentando em suas respectivas comunidades e buscaram apoio e soluções junto as outras jovens lideranças para que tais problemas, mesmo que aos poucos, sejam resolvidos. Motivados pelas situações expostas por Wellington e Udson, os jovens começaram um longo debate na manhã de sábado e abordaram questões relacionadas a juventude, liderança e crescimento. Na roda de conversa, a evolução individual de cada um foi enfatizada por André, de Campinas, e reafirmada por Lucas, também de Campinas, quando mencionaram a importância de um espaço de trocas como a Reunião de Articulação e da interação entre os jovens, que trazem em si a possibilidade de enxergar além e de provocar transformações. Tanto foi conversado que, na manhã de domingo, as jovens lideranças e a equipe do Pontão de Cultura Jongo/Caxambu viajaram até Carangola, a quarenta minutos de Porciúncula, para visitar o Mestre Arlindo, grande detentor do saber jongueiro na cidade mineira.


Viagem inesperada à Carangola emociona os participantes da 8ª Reunião de Articulação
A ida à cidade vizinha à Porciúncula estava fora do programa e foi pensada logo após a conversa de sábado de manhã pela Comissão de Coordenação da Rede de Jovens Lideranças Jongueiras junto com a equipe da UFF. O trajeto, que durou pouco mais de quarentas minutos, proporcionou um contato único com a força jongueira: após o desabafo de Wellington em relação a sua comunidade, a conversa com Seu Arlindo, 73  anos, solidificou ainda mais a vontade de mudar a atual situação.

Ao chegar na cidade, encontramos seu Arlindo caminhando pela rua. Não demorou para que todos fossem convidados a entrar em sua casa e a ouvirem a conversa entre seu Joaquim, seu Arlindo e alguns jovens. Após um belo depoimento, o Mestre de Carangola mostrou o Santuário que fica na parte de trás de sua casa e leu uma oração para os presentes. A Roda de Jongo se formou logo em seguida e Seu Arlindo e Seu Joaquim foram homenageados pelos jovens, que presentearam os mestres com as camisetas da Rede de Jovens. Nas costas, ambos carregavam um ponto que traduzia o momento:  Saravá jongueiro velho/ que veio pra ensinar / que Deus dê a proteção pra jongueiro novo / pro Jongo nao se acabar"


Roda de Jongo com Mestre Arlindo, em Carangola-MG. Acima, os mestres Joaquim e Arlindo
conversam com os jovens

Oficina de Cidadania Digital, bate-papo com Seu Joaquim e exibição de entrevista: a rede em articulação
Sábado a tarde, dia que antecedeu a visita a cidade mineira de Carangola, as bolsistas do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, Adriana Bassi, do Curso de Cinema, e Gabriela Moscardini, graduanda de Jornalismo, organizaram e apresentaram a Oficina de Cidadania Digital, no Centro de Artes de Porciúncula. A oficina foi proposta pela equipe do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu junto à Comissão de Coordenação da Rede de Jovens Lideranças Jongueiras, tendo em vista a  dificuldade de acesso a algumas ferramentas da internet pelos jovens da Rede. Além disso,  possuir uma identidade virtual pode auxiliar na articulação e participação dos jovens em determinadas causas. Na abordagem prática da oficina, os jovens saíram conhecendo e sabendo utilizar seus novos e-mails e também a importância de uma articulação online nos dias de hoje.  Cartilhas com sugestões de pesquisa de coletivos jovens também foram distribuídas com o objetivo de solidificar ainda mais a proposta de formação política entre os jovens.

JOven criam e acessam os novos e-mails
Jovens criam e acessam novos e-mails

Andriev Martins, também bolsista do Pontão de Cultura, atentou sobre a necessidade de os jovens possuírem uma conta bancária, principalmente por ela representar uma independência em relação ao recebimento de auxílios em caso de viagem ou de prêmios de editais. Para isso, fez uma breve apresentação e se dispôs a auxialá-los caso houvesse alguma dúvida ou dificuldade na abertura da conta.

O sábado seguiu na Casa do Artesão, onde o Caxambu de Porciúncula se reúne. Lá, Seu Joaquim contou, emocionado, sobre a história do Caxambu na cidade. O papo se estendeu por horas e pode-se notar que, mesmo cansados, os jovens mantiveram-se atentos às palavras do Mestre. Logo após, Jéssica Silva exibiu a entrevista que gravou pelo celular com o próprio Mestre Joaquim, supreendendo a todos com a qualidade do material que produziu. Um incentivo a mais para mostrar que de fato não é necessário ter um equipamento de ponta para se ter um ótimo material.

O dia de sábado afirmou o que no domingo seria reiterado: o respeito dos jovens pelos Mestres e a importância que eles têm na tradição do jongo.

Estiveram presentes na 8ª Reunião de Articulação de Jovens Lideranaças Jongueiras:

Jéssica Lacerda Muniz, Francine Roberta, Adriana Aparecida C. Tobias e Elinalva Ramos - Porciúncula-RJ
Wandler Felipe dos Santos, João Paulo da Silveira e Sergio Luis Mendes - Pinheiral-RJ
Wiverson Batista de Jesus e Udson Ancelmo - Miracema-RJ
Wellington Oliveira - Carangola-MG
Lucas Cesar Rodrigues da Silva, André Luís de Moraes e Bianca Lúcia - Campinas-SP
Jessica da Silva Amaral e Jussara Adriano de Souza - Quilombo Santa Rita do Bracuí-RJ
Luciana dos Santos de Carvalho - São José dos Campos-SP
Laila Cristine de Souza - Serrinha-RJ
Equipe do Pontão de Jongo/Caxambu: Adriana Bassi, Andriev Martins, Elaine Monteiro, Gabriela Moscardini, Isabella Godoi, João Alípio,  Luciano Dayrell, Taís Lobo.