Ação Coletiva

O Pontão de Cultura do Jongo/ Caxambu é um programa desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, em parceria com quinze comunidades jongueiras do Sudeste, e a Rede de Jovens Lideranças Jongueiras do Sudeste. Enquanto proposta de articulação e fortalecimento das comunidades jongueiras, o programa procura mediar e atender necessidades e demandas das comunidades pertencentes aos "territórios jongueiros". Constitui-se como um campo de investigação sobre a cultura e a identidade negra e sobre a construção de um projeto coletivo de salvaguarda de um bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil.

O programa está em curso desde o início do ano de 2008. A criação de políticas públicas que reconheçam o patrimônio cultural imaterial e que garantam direitos a detentores dos saberes e das práticas do patrimônio reconhecido é recente no Brasil. O Jongo/Caxambu foi uma das primeiras manifestações da cultura brasileira a ser reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial, no ano de 2005.

Para os jongueiros, o Pontão é um ponto de encontro mantenedor da cultura viva. É uma conquista dos afro-descendentes, para manter suas raízes e sua cultura. É um programa desenvolvido para o reconhecimento e valorização das comunidades. Axé!

 

Leia mais