Dez anos do Caxambu Filhos de Eva e I Encontro do Jongo do Vale do Café marcam fim de semana

Um fim de semana agitado para os jongueiros. O Caxambu Filhos de Eva, em Carangola/MG, comemora dez anos de formação do grupo. A comunidade do bairro de Santo Onofre, liderada por "Maria Nossa" tem preservado a tradição junto a outros caxambuzeiros, dos grupos do Seu Arlindo e do Louzada.

A Festa será realizada nos dias 15 e 16 de junho (sábado e domingo) e ainda contará com a presença de outras comunidades que se articulam no Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, entre elas o Caxambu de Miracema e o Caxambu Michel Tannus, dos municípios de Miracema e Porciúncula, no Rio de Janeiro.

“Vem minha gente,
Reverenciar o tambor,
Vamos dançar o jongo,
Porque o povo já chegou.”
(Maria Nossa - Carangola/MG)

O Sul Fluminense também estará em clima de festa. No sábado, acontecerá o I Encontro de Comunidades de Jongo do Vale do Café, uma realização da Prefeitura Municipal de Pinheiral com apoio do Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense (CREASF). Além do anfitrião Jongo de Pinheiral, participarão do evento o Jongo do Quilombo São José da Serra (Valença/RJ), o Grupo Sementes da África (Barra do Piraí/RJ) e o Jongo de Arrozal (Piraí/RJ).

O encontro está marcado para as 17h, na Praça Teixeira Campos.

“Pai Divino Espírito Santo,
primeiro que sai na guia
eu vim saravá terreiro
Com Deus e a Virgem Maria”
(Mestre Cabiúna - Pinheiral/RJ)